Como chegar ao Sumaré


O  percurso até o Sumaré está desdobrado em duas etapas:


a) acessos dos bairros da zona sul ou norte da cidade até um ponto de referência na Rua Almirante Alexandrino, nº 3596 [quartel do Corpo de Bombeiros] no bairro de Santa Teresa e
 
b) do Corpo de Bombeiros até o Centro de Estudos do Sumaré (Estrada do Sumaré, 670 telefones (21) 2502-1414 e 3293-1800)


  • Zona Sul (R. das Laranjeiras x R. Alice) --> Corpo de Bombeiros (aproximadamente 4 km)
    Ingressar na Rua Alice, que começa na Rua das Laranjeiras. Há placas indicativas de "Corcovado - Santa Teresa". Subir sempre por 2 quilômetros até chegar a uma pequena praça. Dobrar totalmente à direita (não ingressar no túnel, em frente!) e continuar subindo pela rua Dr. Júlio Otoni até chegar à Rua Almirante Alexandrino (rua com trilhos de bonde). Dobrar à esquerda e percorrer aproximadamente 500 metros até o Corpo de Bombeiros.

  • Zona Norte (Pça. Paulo de Frontin) --> Corpo de Bombeiros(aproximadamente 3,5 quilômetros)
    Dirigir-se à Praça Paulo de Frontin, junto ao elevado do Rio Comprido, na altura da Rua do Bispo que passa a chamar-se Rua da Estrela. Siga por essa rua por 400 metros até uma bifurcação. Siga à direita pela Rua Barão de Petrópolis, sempre subindo até chegar ao Túnel do Rio Comprido. Atravesse o túnel e dobre a esquerda continuando pela Rua Dr. Júlio Otoni.  Subir até o fim, chegando à Rua Almirante Alexandrino (rua com trilhos de bonde). Dobrar à esquerda e percorrer aproximadamente 500 metros até o Corpo de Bombeiros.
 
Corpo de Bombeiros --> Sumaré (aproximadamente 3,5 km)
Siga por 400 metros até o Centro Educacional Anísio Teixeira(CEAT) que fica no número 4098. É uma construção grande com uma fachada em blocos de pedra inserida numa rampa íngreme e estreita. Há três placas amarelas na fachada.

  1. Suba a rampa, contorne o CEAT, passe por um palacete (castelinho) e uma pequena igreja e ingresse na Estrada Dom Joaquim Mamede que é estreita e sinuosa nos primeiros 100 metros, dando passagem para um só veículo. Buzine nas curvas!
  2. Ultrapassado esse trecho estreito continue pela Joaquim Mamede por aproximadamente dois quilômetros até chegar a uma bifurcação. Siga pela esquerda, pela Estrada do Sumaré, sempre subindo.
  3. (Atenção! Evite equivocar-se nesse ponto seguindo pela direita e descendo! Este descuido o conduzirá a uma favela com histórico de violência, mas que já se encontra pacificada)
  4. Já na Estrada do Sumaré, após 400 metros aparecerá, à direita, um muro branco do Centro de Estudos do Sumaré ao final do qual (mais 600 metros) localiza-se o portão de ferro pintado de azul com o número 670.