No último dia de janeiro...



... O Mosteiro de São Bento, em São Paulo, recebeu uma multidão de amigos de Thomas Merton, por ocasião da celebração de seu Centenário. Um dia inesquecível, segundo os presentes no evento, e à altura do ilustre aniversariante. A Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton, em sintonia com outras associações dos demais países, elevou a Deus uma prece de gratidão pela vida deste monge e místico tão querido e aclamado. Cabe aqui os agradecimentos especiais ao empenho desmedido de Amália Ruth, Valéria Silveira Wagner, Odilon Wagner, Fernando Paiser, Paulo Montoro e Dom Alexandre Andrade, OSB, entre outras pessoas que fizeram com que o Brasil, um dos países que deram maior acolhimento às obras de Thomas Merton, continuasse trilhando este importante caminho.





A Missa presidida pelo Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e concelebrada pelos Abades Dom Mathias Braga Tolentino (OSB) e Dom Bernardo Bonowitz (OCSO), entre outros sacerdotes, deu inicio à programação especial.


Após a celebração eucarística, houve a abertura da exposição fotográfica de Thomas Merton, que também contou com "relíquias" vindas do Mosteiro da Virgem, Petrópolis/RJ, que pertenciam a Ir. Maria Emmanuel, monja amiga e correspondente de Merton entre 1954 a 1968 . 



Em seguida, todos os presentes foram agraciados com as palavras do senhor Alceu Amoroso Lima Filho, que falou sobre a relação entre Thomas Merton e seu pai e relatou com detalhes a visita feita por ele e sua família a Gethsemani. Sua recordação de criança fez com que os ouvintes também visualizassem seu pai andando e conversando ao lado de Merton entre as árvores no bosque do Mosteiro.




A palestra de Dom Bernardo Bonowitz era aguardada por um grande público que lotava o auditório do Mosteiro de São Bento. O Abade Trapista se utilizou da obra Na Liberdade da Solidão para tecer importantes palavras sobre Merton e para atualizar sua mensagem ao nosso cotidiano.



Dom Bernardo e a Abadessa Maria Auxiliadora, OSB
Marcaram presença no evento a Editora Vozes e a Palas Athena, que ofereciam livros de Thomas Merton entre outros autores. A publicação comemorativa Mertonianum 100, organizado por Fernando Paiser, foi lançada na ocasião com muito sucesso. Alguns articulistas presentes na ocasião, como por exemplo Dom Bernardo, autografaram alguns exemplares, tudo em meio a um delicioso coquetel.